historia de ipatinga
COLONIZAÇÃO DA REGIÃO
Entre os séculos XVI e XVII, entradistas seguiam pela região à procura de ouro e materiais de valor, mas a descoberta de ouro na região central de Minas Gerais fez com que vilas e povoados crescessem nesta região que até então era habitada apenas pelos índios “Botocudo”. Pouco tempo depois, a Coroa portuguesa proibiu o povoamento da região do Vale do Rio Doce, para evitar o contrabando de materiais preciosos. Na segunda metade do século XVIII, Antônio Noronha ordenou a construção de uma estrada ao leste da capitania, justificando-se de que havia ouro nessa região. A estrada foi concluída pouco tempo depois.
Os primeiros “civilizados” a chegarem até a região de Ipatinga e do atual Vale do Aço, vieram em 1752 de Sant’ana do Alfié pela Serra da Vista Alegre. Atravessando o Rio Piracicaba, abrindo na margem esquerda do rio uma posse no lugar hoje conhecido por Sítio Velho, nas cercanias da atual Usiminas, não tendo prosseguido por ter sido assassinado por um escravo que ele alugara de dona Ana Matos.
No início do século XX, as principais atividades econômicas da região eram a agricultura de subsistência e a pecuária. No ano de 1901 o engenheiro Pedro Nolasco foi contratado para planejar uma estrada margeando o Rio Doce, que fosse desde o Porto de Vitória até a cidade de Diamantina (Constituição da Companhia Estrada de Ferro