Historia de Feira Grande Alagoas
Feira Grande é um município brasileiro situado na Mesorregião do Agreste Alagoano e na Microrregião de Arapiraca.
Etimologia
Situado em posição estratégica para o comércio, pois fica próximo à estrada que liga Penedo à capital, sua feira semanal crescia a cada ano, passando a ser conhecida assim quando era vila e depois município, em 1954. Antes, no início de sua formação, era conhecida por Mocambo, devido ao ajuntamento de escravos fugidos da região sanfranciscana. A cidade deve, portanto, o seu topônimo ao fato de ter a maior feira entre as que se realizavam nos povoados e vilas das imediações.
[editar] Demografia
Possui uma área de 172,75 quilômetros quadrados e sua população é de 21.325 habitantes, sendo 3.425 o total da população urbana e 17.900 a população rural (IBGE-2010).
[editar] História
A primeira denominação do lugar, [[Mocambo]local povoado pela familia luciano.em 1883, evoca a saga dos escravos nos quilombos, que foram a principal e mais bem organizada forma de resistência à escravidão no Brasil. Os quilombos eram aldeias ou comunidades de escravos que conseguiam escapar do cativeiro desumano e tentavam reconstituir sua original vida tribal livre. As comunidades quilombolas eram chamadas de mocambo, onde a população vivia num regime comunal. Embora o mais famoso quilombo tenha sido o de Palmares, eles existiram em diversas partes. Na verdade enquanto durou a escravidão houve resistência através de quilombos. Infelizmente não existem registros acerca desse ajuntamento de escravos, um possível quilombo ou simplesmente um mocambo, formado a partir de fugas das fazendas da área do São Francisco.
Segundo os anais, Francisco José Gonçalves, procedente de Lagoa de Cima, município de Traipu, fixou residência na região, em data que não se pode precisar. Ele é considerado o pioneiro da colonização daquele território. A povoação iniciou-se com a chegada de outras famílias, atraídas pela fertilidade do solo. Em 30 de novembro de 1938