Historia de darwin
Os dois amigos expuseram idênticas conclusões, fruto de observações e experiências, e com elas afirmavam que, como são obtidos resultados favoráveis por meio da seleção artificial de espécies domésticas, também na Natureza se dá uma seleção natural, graças à qual as variações individuais úteis, em um princípio acidentais e produzidas por causas desconhecidas, podem ser transmitidas e perpetuadas.
O êxito de Darwin foi notável, e com o tempo foi sendo consolidado, graças também à extraordinária defesa que dele fizeram Thomas H. Juxley, Charles Lyell, Weisemann e Haeckel, Karl Vogt, Paul Bert, Hermann von Helmoholtz na Alemanha, e na França Alfred Giard, Etienne J. Marey e Edmond Perrier.
Também, no campo antidarwinista, porque, a partir de Darwin, a ciência dividiu-se em dois bandos; e contra Darwin argüiram Claude Bernard, Armand de Quatrefages, Louis Pasteur, Wirchow, Wigand, etc. Pouco a pouco, no entanto, todos acabaram sendo evolucionistas, ainda que não compartilhassem do todo as teorias de Darwin. Em seguida o evolucionismo passou a ser mutacionismo, e em tal linha permanece até nos dias de