Historia de Cuba
Cuba foi descoberta no ano de 1492 pelos espanhóis sob o comando de Cristóvão Colombo, e a colonizaram por 400 anos. Através da mão-de-obra de escravos vindos da África, tinham a sua maior fonte de renda no plantio da cana de açúcar.
No ano de 1898 os americanos entraram em guerra pela libertação do país contra os espanhóis e venceram, passando assim a ter o controle sobre Cuba e suas riquezas naturais, e após 3 anos concederam independência a ilha, mas mantiveram o controle sobre a mesma, na tentativa de anexá-la aos seus demais “estados da America” no futuro.
Em 1959 o Exército Rebelde dirigido pelo seu Comandante e chefe, Fidel Castro, derrota o governo que governava o país. É a partir desse momento que Cuba obtém sua total e definitiva independência em relação aos EUA.
A economia cubana está bastante vinculada aos setores primários, por isso a economia é sustentada por produtos de origem agrícola, como cana-de-açúcar, tabaco, arroz, banana, laranja, e abacaxi. Incluindo ainda a pecuária, na qual se desenvolve a criação de bovinos, equinos, aves e suinos.O setor industrial não é diversificado, atua na indústria tradicional, como a fabricação de alimentos, bebidas, charutos, máquinas e produtos químicos. A atividade econômica que mais cresce no país é o turismo, que tem uma grande participação na arrecadação nacional. Cuba atrai um elevado número de turistas em razão das belezas naturais.Etnicamente, sua população é formada a partir da mistura de espanhóis e africanos, assim, apresenta 65,06% de brancos; 22,86%, mulatos; 9,08%, negros; 2% de asiáticos.As leis cubanas oferecem liberdade de culto no país. Grande parte da população segue o cristianismo, sendo 38,8% católicos e 6,6% protestantes, além de 35,4% ateus, 17% da religião yoruba e outras 2,2%.