historia das liguagem cobol e c/c++
COBOL (sigla de COmmon Business Oriented Language) - Linguagem Comum Orientada para os Negócios é uma linguagem de programação orientada para o processamento de banco de dados comerciais. É a linguagem de programação inteira mais usada, produto do Departamento de Defesa norte-americano sob a direção da contra-almirante Grace Murray Hopper.
As especificações do COBOL 2002 incluem suporte à programação orientada a objetos e outras características das linguagens modernas.
COmmon Business Oriented Language está atras da maioria dos sistemas de nenogico de transações de cartoões de creditos , telefone e celular, sistemas de hospitais
História e especificação
O COBOL foi criado por um comitê de investigadores de várias instituições civis e governamentais durante o segundo semestre de 1959. As especificações eram em grande parte inspiradas na linguagem de programação FLOW-MATIC inventada pela Grace Hopper - referida como "a mãe da língua COBOL." A linguagem de programação da IBM COMTRAN inventada pelo Bob Bemer também foi utilizada, mas a especificação da FACT daHoneywell tinha sido distribuída até tarde aos membros do comitê do processo, e teve relativamente pouco impacto. O uso corrente e estudo do FLOW-MATICcomo a única linguagem do grupo de estudo que efetivamente tinha sido utilizada numa situação real, fez com que fosse bastante atractiva ao comitê.
Em 8 de abril de 1959, na CODASYL (Conference on Data Systems Language) destinada a usuários e pessoas da universidade, no centro de computação daUniversidade da Pensilvânia, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, posteriormente, concordou em patrocinar e supervisionar as próximas atividades. A reunião presidida por Charles A. Phillips foi realizada no Pentágono em 28/29 de maio de 1959 (exatamente um ano após a reunião em Zurique do ALGOL 58), não foi decidido definir de três comissões: de curto, médio e longo alcance (a última nunca foi realmente formada). Foi o Comitê de Curto Prazo, presidido