Historia das ideias politicas
A obra é uma autêntica caixa de surpresas: Sabia que Platão foi o primeiro comunista da história? E que Aristóteles analisou, há 25 séculos, a relação entre as classes sociais e os regimes políticos? Conhece as diferenças entre Platão e Aristóteles, entre Sto. Agostinho e S. Tomás de Aquino, entre Maquiavel e Erasmo? Se não, leia o 1.° Volume.
E, do século XVII para cá, conhece as semelhanças e diferenças entre Montesquieu e Rousseau, entre Marx e Lenine, entre social-democracia e democracia cristã? E sabe em que consistem as ideias anarquistas? Se não, leia o 2.° Volume (em estado adiantado de preparação).
Hoje é universalmente reconhecido por todos que a História das Ideias Políticas deve fazer parte da biblioteca essencial de qualquer indivíduo culto, de qualquer pessoa interessada no Saber, e de qualquer homem ou mulher consciente da sua Cidadania.
Platão e as primeiras ideias comunistas
Embora tenha nascido em Atenas, Platão (séculos V e IV a.C.) apresentou forte simpatia por Esparta, nomeadamente por ter presenciado o julgamento e assistido à morte de Sócrates, considerado por ele como “o melhor e mais sábio dos homens”. Impulsionado pelo sentimento de revolta, começou a desprezar Atenas e foi viver para Esparta, onde desenvolveu algumas ideias que se perfilam como fundamentais no âmbito da História das Ideias Políticas.
Platão foi o primeiro grande pensador a avançar com o modelo