Historia da vida privada no brasil
Palavras chave. pobreza; teoria; historiografia
Poverty: a theoretical analysis ABSTRACT. This article deals with the issues of the theoretical treatment given to the theme of poverty in historical writings. The ambiguity and relativity of the term poverty and its relationship with old concepts as those of class and representation here discussed constitute some of its focal points.
Key words: poverty, theory, historiography.
-------------------------------------------------
Procurar reduzir à simplicidade a multiplicidade das cousas obrigaria a confessar sua inadequação à complexidade dos problemas colocados e a renunciar ao esclarecimento de suas ambigüidades. Michel Mollat. Os pobres na Idade Média.
1. Pobreza: objeto de pesquisa Vários cientistas sociais têm se dedicado ao estudo do tema da pobreza. Sociólogos, antropólogos e historiadores produziram e produzem páginas e mais páginas de reflexão sobre a incômoda condição social, o que resulta em metodologias e em olhares diversos sobre o tema.
A própria definição de “pobreza” não é unívoca. Ora é homogeneizadora, ora revela a existência de distintas variações. Ao verificarmos o verbete “pobreza” em dicionários de sociologia, por exemplo, encontramos sua concepção mais geral baseada no sentido de carência – “…situação na qual pessoas carecem daquilo de que têm necessidade para viver” (Johnson, 1997: 176). Deparamo-nos, também, com assertivas que apontam a historicidade do referido termo, indicando um processo de resignificação semântica. Historicamente, e no âmbito social, a pobreza sempre foi vista como a antítese da riqueza ou então como a