Historia da trigonometria
Introdução
Nessa pesquisa vamos analisar o desenvolvimento de processos da trigonometria, nossa motivação veio da importância que a trigonometria tem na matemática e como ela ajudou no desenvolvimento social, tecnológico e humano. Vamos analisar a mudança e as dificuldades encontradas pelos pesquisadores do passado e de hoje, o tamanho das mudanças e o que elas representaram para que nossa sociedade tenha esse alto grau de desenvolvimento.
Estudar a história da trigonometria nos permite observar o nascimento e o desenvolvimento também da Análise e em paralelo também da Álgebra, estudos da Matemática nela contidos de forma embrionária. A trigonometria, principalmente na matemática, desenvolveu-se no mundo antigo a partir de necessidades práticas dos habitantes em suas dadas regiões, principalmente interligadas à Astronomia, Agrimensura e Navegação.
Dividiremos essa pesquisa em N(numero de partes que dividiremos) partes: A Origem da Trigonometria; A Trigonometria na Grécia; A Trigonometria dos Árabes e dos Persas; A Influência do Conhecimento Árabe sobre os Europeus; A Trigonometria na Europa a partir do século XIV e A Trigonometria Incorporada pela Análise Matemática.
A origem da Trigonometria
A palavra trigonometria é formada por três radicais gregos: tri (três), gonos (ângulos) e metron (medir), que tem por objetivo principal o cálculo das medidas ângulos e dos lados de um triângulo qualquer. Os primeiros indícios do surgimento da trigonometria são incertos porem aparecem tanto no Egito antigo como na babilônia oriundos de cálculos de triângulos semelhantes, astronomia e navegação. Indícios de problemas podem ser encontrados por exemplo no papiro Rhind(Um certo número de papiros egípcios de algum modo resistiu ao desgaste do tempo por mais de três e meio milênios. O mais extenso dos de natureza