Historia da santos brasil terminais
Em 1981 ocorre a inauguração do Tecon 1, primeiro terminal brasileiro construído especialmente para movimentar contêineres. Em 1995 ocorre o lançamento do projeto Santos 2000, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), para tornar o Porto de Santos mais moderno e competitivo. Estabelece parâmetros para o Programa de Arrendamentos e Parcerias do Porto de Santos (Proaps).
Em 1997, o Consórcio Santos Brasil sagra-se vencedor no processo público para arrendamento do terminal de contêineres do Porto de Santos (Tecon de Santos/Tecon 1), realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O consórcio vencedor origina a Santos Brasil S.A.
Em 2001, 250 metros de cais são agregados aos 510 metros originais do Tecon de Santos, que passa a operar com um cais acostável de 760 metros. No ano de 2003, a Codesp incumbe a Santos Brasil S.A. a instalação e a operação, em área adjacente ao Tecon de Santos, de um terminal para a movimentação de veículos, em atendimento ao antigo pleito da indústria montadora sediada no estado de São Paulo. A incumbência foi formalizada num Termo de Permissão de Uso (TPU), unilateral e precário, estatuindo, entre outras condições, que a operação do futuro Terminal de Exportação de Veículos (TEV) ficaria a cargo da Santos Brasil, exclusivamente até sua efetiva licitação pública.
Em 2006 tem início a Operação do primeiro navio de veículos no TEV, em maio. Em outubro, a Santos Brasil S.A. conclui seu IPO na Bolsa de Valores de São Paulo e ingressa no nível 2 de governança corporativa.
Em 2007 têm-se o início das obras para expansão adicional do Tecon de Santos, conferindo ao terminal uma estrutura com 980 metros de cais acostável - indispensável para a operação simultânea de três navios portas-contêiner modernos, com até 300 metros de comprimento. No mesmo mês, é implementado o plano de reestruturação societária com a criação da Holding Santos Brasil Participações S.A. Em novembro,