Historia Da Riqueza Dos Eua Leo Huberman
UNIDADE UNIVERSITARIA DE URUAÇU
ACADEMICO:
3° HISTORIA
Resenha Do Livro: Historia Da Riqueza Dos Eua Leo Huberman
O crescimento da industrialização americana que iniciara-se no início do século XIX aumentou drasticamente após a Guerra Civil Americana, onde o país passou por uma Revolução industrial. Técnicas mais modernas, rápidas e eficientes de produção industrial aumentaram drasticamente a capacidade de produção das fábricas americanas. Este período também e marcado pela ascensão dos Estados Unidos, como uma das maiores potências militares, políticas e econômicas do mundo e que também, caracteriza-se pela reconstrução de um país destruído pela Guerra Civil Americana. A construção de uma grande malha ferroviária ao longo do país fez com o transporte de produtos de um ponto a outro do país tornasse prático e rápido. Inventores desenvolveram diversos novos produtos. O comércio por atacado e varejo do país prosperou, e grandes empresas surgiram.
Durante este período, o crescimento industrial dos Estados Unidos renderam-lhes grandes efeitos. Cidades tornaram-se os principais centros econômicos do país, e a indústria de manufaturação e finanças superaram a agricultura e a pecuária como as principais fontes de renda dos Estados Unidos. O processo de industrialização elevou drasticamente a migração rural. No final da Guerra Civil Americana, cerca de um quarto da população americana vivia em cidades. Em 1918, metade da população do país vivia em áreas urbanas.
Porém, mesmo com o fim da Guerra Civil Americana e da derrota dos estados do Sul, que haviam secedido dos Estados Unidos em1861, o país continuava dividido politicamente, socialmente e economicamente. Logo após a guerra, a política de Reconstrução perdurou por mais de uma década. A política de Reconstrução, tendo imposto termos humilhantes aos estados do Sul, ajudou a atiçar a diferença entre o Sul e o resto do país. A maior parte da industrialização e do