Historia da riqueza do homem
Capitulo 13:
Só os Pobres Pagavam Impostos :
O governo da França apenas os cobrava das classes mais baixas.A Igreja e a nobreza eram poupados de tal coisa, por serem "superiores" e prestarem serviço ao rei. A população era dividida em três classes sociais: Primeiro (Clero), Segundo (Nobres) e Terceiro estado. O terceiro era o mais populoso, que consistia em burguesia (no topo), artesões(no meio) e camponeses (na base). Além dos impostos ainda tinham de pagar taxas ao clero e à nobreza pelos seus serviços. A França administrava o capital de forma inconsequente e insensata, gerando cada vez mais despesas e assim mais impostos. Dificultando cada vez mais a vida dos servos.
O Progresso abre os olhos do Camponês:
Apesar da maioria do Terceiro estado ser camponesa e livre, ainda era aprisionada pelos impostos. Porém, agora que os nobres não prestavam mais serviços ao rei, não havia mais justificativas para tal injustiça. No século XVIII, grande parte dos camponeses ja possuiam suas próprias terras, mas ansiavam por mais. O estado e as classes privilegiadas não permitiam seu desenvolvimento. haviam realizado revoluções, mas nenhuma dera certo, pois precisavam de alguém para liderá-los.
Revolução Francesa:
A burguesia foi quem provocou a revolução francesa, pois lutava contra a opressão do estado e classes privilegiadas através de restrições comérciais e indútriais. A sociedade feudal decadente e corrupta atrapalhava cada vez mais a ascensão da burguesia. Os impostos aplicados injustamente os indignavam. E eles se revoltaram para conseguir o queriam e defendiam.
A Burguesia: Quem era?
A burguesia era composta pelas classes educadas e abastadas. Eles queriam acabar com os "restos" deixados pelo feudalismo que os impediam de crescer. Queriam receber mais pelo seu trabalho duro. Não possuiam muitas terras, mas possuiam capital e diversas vezes fizeram empréstimos ao estado. Porém este não lhes devolvia o merecido. Queriam