Historia da psicologia
SÃO PAULO / SP
2013
CRISTINA PORTA
ELAINE SALGUERO
LUANA CRUZ
SHEILA LIMA
PRECONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS PARA O APARECIMENTO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA NO SÉCULO XIX
TRABALHO DA DISCIPLINA HISTORIA DA PSICOLOGIA
APRESENTADO PARA A
PROFESSORA CARMEM
SILVA TAVERNA
SÃO PAULO/ SP
RESPOSTAS AS PERGUNTAS
01. Como se constituiu a nação de subjetividade na modernidade?
Todos sentem que parte de suas experiências é intima, que mais ninguém tem acesso a ela. É possível ficar um longo tempo pensando se vamos ou não fazer uma coisa quase decidir por uma e no final, acabar fazendo a outra, sem que ninguém fique sabendo de nada. Com frequência sentimos alegrias e tristezas intensas e procuramos esconde-las. A possibilidade de mantermos nossa privacidade é altamente valorizada por nós e relacionada ao nosso destino. A experiência da solidão, ansiada ou temida, é também altamente expressiva daquilo que acreditamos ser nossa individualidade.
Ainda com maior frequência temos a sensação de que aquilo que estamos vivendo nunca foi vivido antes por mais ninguém, de que a nossa vida é única, de que o que sentimos e pensamos e totalmente original e quase incomunicável.
02. Explique a relação entre o sistema mercantil e a experiência da subjetividade privatizada.
Quando se desenvolve uma produção para a troca, em que cada um passa a produzir aquilo a que esta mais capacitada.
Cada um deve ser capas de identificar a sua especialidade, aperfeiçoar-se nela, identificar-se com ela. Os produtos produzidos para a troca devem ser levados aos mercados. Neste, os produtores vão vender o que fazem e comprar aqui que não produzem, mas o que necessitam para viver.
03. Explique as 2 formas de pensamento que refletem as experiências da subjetividade privatizada na sociedade mercantil que reafirmam a subjetividade privatizada.
A