historia da música
Filosofia:
Cosmogonia: Ao princípio havia apenas o mar primordial. A matéria era concebida como eterna. Este mar primordial produziu a montanha cósmica, composta do céu e da Terra ainda unidos.
Personificados e concebidos como deuses de forma humana, o céu, ou seja o Deus An, desempenhou o papel de macho e a Terra, isto é, Ki, o de fêmea. Da sua união nasceu o deus do ar, Enlil, o qual acabou por separar o céu da Terra. Enquanto seu pai, An, levava o céu, Enlil levava a Terra, sua mãe. Da união entre Enlil e sua mãe, a Terra, foi gerado o cosmos, os homens, os animais, plantas, etc.
Cosmologia: A Terra é um disco chato. O céu, um espaço vazio, fechado na parte superior e na parte inferior por uma superfície sólida com a forma de uma abobada. O material desta abobada seria provavelmente estanho, metal designado por "metal-do-céu". Entre o céu e a terra existia uma substância chamada lil, o "vento"(ar, sopro, espírito). Da mesma matéria "vento" eram constituídos o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas, possuindo a propriedade da luminosidade. Rodeando o cosmos(céu-terra) por todos os lados, existia o oceano, no seu seio do qual este se encontrava. A manutenção, o controlo e o funcionamento do cosmos era assegurado por uma multiplicidade de seres sobrenaturais. Os deuses viviam numa montanha onde o sol nascia.
Cosmogonia - Sistema hipotético da formação do universo. (mito)
Cosmologia - Ciência que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos.
Estrutura Social:
Nobres,
Sacerdotes,
Classe média
Escravos.
Sistema Político:
Monarquia absoluta, não teocrática.
Religião:
Politeísmo, crença em demônios, adivinhação, magia, desprezo pela vida extraterrena.
Contribuições à humanidade:
Código de Hamurabi, cidades estados, escrita cuneiforme, desenvolvimento da agricultura, comércio.
Desenvolvimento da astronomia e da matemática.
Artes e Música:
Arquitetura