Historia da musica eletronica
Os primeiros passos do gênero musical que mais cresce no planeta
Hoje, a música eletrônica é um dos mais importantes pilares da indústria fonográfica. Desde seus gigantescosfestivais até a influência na composição da música contemporânea, a EDM (Electronic Dance Music) é a vertente musical que mais cresceu nos últimos anos. O alinhamento com as tendências de mercado e a evolução da tecnologia trazem cada vez mais sucesso econômico, reconhecimento crítico e uma popularização comparada ao rock nos anos 60 e 70.
O Omelete preparou um especial que mostrará a história, explicará os termos e dissecará os estilos mais conhecidos deste mundo cada vez mais presente no nosso cotidiano. Nesta primeira parte, mostraremos onde tudo começou, de onde vieram as principais influências e quais músicos começaram a história deste som que, mais do que um estilo musical se tornou um estilo de vida.
Um início erudito
Antes de ser sinônimo de balada e tecnologia, a música eletrônica foi algo rústico e até erudito. Os primórdios deste estilo são conectados à Thomas Edison, renomado inventor estadunidense, que entre inúmeras criações, fez o fonógrafo, primeiro aparelho a conseguir reproduzir eletricamente sons previamente gravados - algo que ainda é o cerne da EDM atual.
Tal inveção mudou a música como um todo. A partir dali, iniciou uma fase de reprodução e disseminação das inúmeras obras artísticas envolvidas com o som. Já no final da década de 1940, com essa possibilidade de gravar e reproduzir sons cada vez mais expandida, o francês Pierre Schaeffer começou a unir diferentes instrumentos e gravações em uma só música. Os ruídos gerados pelos toca-discos de vinil, unidos a manipulação da velocidade ou do sentido da leitura feita nas gravações, deu origem as primeiras mixagens.
Naquele mesmo período, a e-music começava a tomar forma também na Alemanha. Werner Meyer-Eppler,Herbert Eimert e Robert Beyer se uniram para criar o