Historia da introdução da engenharia quimica
Para conceituarmos a Engenharia Química devemos, antes, conceituar a engenharia propriamente dita. A Engenharia é a ciência e a arte de dirigir os recursos da natureza para uso e conveniência da humanidade.
Vários são os ramos da engenharia e entre eles o da Engenharia Química que se constitui num dos mais novos ramos o qual somente se desenvolveu a partir de 1920, embora haja citações a respeito de tentativas de consecução dessa atividade a partir do final do século XIX.
As primeiras citações de que se tem conhecimento a respeito no termo Engenharia Química datam de 1880 em relatórios apresentados por George E. Davis professor do Manchester Technical College – Inglaterra.
Naquela época, um grupo de professores se reuniu sob a liderança do Prof. George E. Davis, com o fim de dar novo sentido ao ensino da Química Industrial, criando o conceito de Engenharia Química.
Como resultado dos estudos, foi criado no Manchester Technical College o primeiro Curso de Engenharia Química que se tem notícia, isto em 1887, tudo sob orientação de George E. Davis, que por sua vez, também publicou os primeiros artigos a esse respeito em 1901.
Muito embora as primeiras tentativas de implantação de um curso de Engenharia Química fossem feitas na Inglaterra, seu berço é os Estados Unidos da América do Norte.
Os primeiros estudos e introdução do currículo de Engenharia Química em Universidade foram efetuadas no Massachusetts Institute of Technology, MIT, nas Universidades de Michigan, Columbia, Pensilvânia por volta de 1892. Ainda nessa época os currículos tinham muita similaridade com os de Química Industrial. Somente em 1915 com a introdução das Operações Unitárias, os currículos foram desvinculados, isto devido a um trabalho de autoria de Arthur D. Little, conceituado consultor técnico norte-americano.
Em 1915 Arthur D. Little, estudando os currículos universitários de Engenharia Química nos Estados Unidos, elaborou um relatório às