historia da informatica
Introdução 2
Ábaco 3
Bastões de Napier 4
Estruturas de Napier 4
Calculadora de Pascal 5
Calculadora de Leibnitz 6
Placa Perfuradora: 6
Arithmometer: 7
Máquina Diferencial de Babbage 7
Geração zero (século XVII) 9
Máquina Analítica 9
Máquina de Hollerith: 10
Primeira Geração (1946-1954) 11
MARK I: 12
ENIAC 12
John Von Neuman 12
2ª Geração 14
3ª Geração 15
4ª Geração 16
5ª Geração (1991 — dias atuais) 18
Conclusão 19
Referências bibliográfia 20
Introdução
Informática: ciência do tratamento automático das informações A crescente evolução na área de Informática possibilitou um avanço das atividades relacionadas a esta área na quase totalidade das atividades humanas, iniciando pelas Engenharias e atingindo os mais diversos setores Por isso, é primordial que os profissionais desenvolvam um conhecimento da tecnologia de informática que seja útil na solução dos problemas relacionados com o seu eixo profissional.
Ciência que abrange todas as actividades relacionadas com o processamento automático de informação, inclusive o relacionamento entre serviços, equipamentos e profissionais envolvidos no processamento electrónico de dados.
Pré-história Geração zero (século XVII)
A primeira ferramenta utilizada pelo homem para realizar contagem foram os dedos da mão, dando início ao sistema decimal. Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo assim há cerca de 2.500 anos o ábaco Primeiro instrumento a mecanizar a tarefa da contagem
Ábaco
O Ábaco constitui o primeiro dispositivo de cálculo; servia para representar números no sistema decimal e realizar operações com eles.
Este mecanismo consiste numa moldura dividida em duas partes, possui uma vareta vertical para cada digito, sendo que cada vareta tem na sua parte inferior cinco anéis que em repouso ficam para baixo, e na parte superior dois anéis que ficam em repouso ficam para cima.
Teve origem provavelmente