Historia da ibm
Fábrica Da TabulatingMachineCompany
Os principais lucros da inovadora TMC vieram da realização do censo norte-americano de 1900. Quando a contagem foi terminada, a companhia se ocupava com a venda de máquinas de tabulação à empresas privadas, além do aperfeiçoamento de seu equipamento. Em 1911, com 51 anos, Hollerith estava ficando com a sua saúde debilitada e teve que vender o empreendimento por US$ 2,3 milhões ao americano Charles Flint, formando a ComputingTabulationRecording Corporation (CTR), localizada em Endicott, Nova York, Estados Unidos.
Flint dividiu a CTR em 4 diferentes companhias: a TabulatingMachineCompany, a International Time RecordingCompany (em 1900), a ComputingScale Corporation (em 1901) e a Bundy Manufacturing Company (em 1889). Esse aglomerado produziu uma variedade enorme de produtos, desde balanças e cortadores de carne, até equipamentos precursores dos computadores, como o cartão perfurado.
O nome IBM só veio em 1917, quando a CTR entrou no mercado do vizinho Canadá sob o nome de International Business MachinesCompanyLmtd. Com os bons resultados obtidos com os canadenses, a IBM fundou em 1917 uma companhia independente: a IBM World Trade Corporation, responsável por gerenciar as atividades da empresa ao redor do mundo. Em 1920, o governo brasileiro resolveu contratar os serviços da IBM para realizar o censo do mesmo ano. Tal contrato originou a primeira filial da Big Blue fora do território norte-americano, localizada no