Historia da enfermagem
Origem da Enfermagem
Nos anos a.C. eram consideradas enfermeiras mulheres que cuidavam de homens nômades.
Com o passar do tempo as práticas de saúde evoluíram e nos séculos V e VIII, a enfermagem surge como uma prática leiga, desenvolvidas por religiosos como o sacerdócio. Assim, tornou-se uma prática sem atrativos para as mulheres da época, que consideravam o trabalho um serviço doméstico.
Mesmo com a crise da profissão no século XVI, a enfermagem começa a ser vista como atividade profissional institucionalizada, e no século XIX vista como enfermagem moderna na Inglaterra.
A partir daí, foram criadas definições e padrões para a profissão e a ANA ( American Nurses Association ) define a enfermagem como “ uma ciência e uma arte, levando em consideração que o objeto principal do trabalho é cuidar dos problemas reais de saúde, por meio de ações interdependentes com suporte técnico-científico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para a saúde, ter habilidade de prever doenças e o cuidado individual e único do paciente.
Significado da Palavra Enfermeiro/a
Compõe-se de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados cuidar e nutrir. Essas duas palavras adaptadas ao inglês acabaram formando a palavra NURSE, que traduzida para o português significa enfermeiro/a.
Enfermeiras Famosas
Nos últimos três séculos, alguns nomes da enfermagem mundial tornaram-se referência da história da profissão e dos ensinamentos que sua prática propaga através dos tempos.
Imortalizadas, algumas delas como Florence e Ana Néri,