Historia da Edução
1-) Como a religiosidade era assimilada no período jesuítico, em nível de educação?
2-) Como os preceitos religiosos foram se extinguindo ao longo do processo educacional ? Isto é de que maneira foram instituídos?
Resenha: A história da educação foi marcada fortemente pelos jesuítas onde se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Trouxeram a moral, os costumes, a religiosidade e também os métodos pedagógicos. Eles não se limitaram ao ensino das primeiras letras, além do curso elementar mantinham cursos de letras e filosofia, curso de teologia e ciências sagradas de nível superior, para formação de sacerdotes.
Não foram movidos pelo desejo de que os índios fossem instruídos, mas por motivação de interesses religiosos.
A escola na fase colonial foi usada para impor e preservar a cultura dominante, anulando a cultura indígena e a educação que ali já havia como podemos ver nas cenas do filme Xingu, algumas noções de como era feita a educação entre os índios.
O método jesuíta funcionou 210 anos, de 1549 a 1759, quando uma nova ruptura marca a história da educação no Brasil. A expulsão dos jesuítas por Marquês de Pombal.
Os jesuítas foram expulsos das colônias em função de radicais diferenças de objetivos com os dos interesses da corte.
Enquanto os jesuítas se se preocupavam com a questão da religião, Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências europeias da época. A escola para Pombal convinha de interesses comerciais, ou seja, Pombal pensou em organizar a escola para servir aos interesses do Estado.
Ao mesmo tempo em que suprimia as escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias, Pombal criara as aulas régias de latim, grega e retórica. Mas não obteve nenhum resultado logo percebeu que a educação no Brasil estava estagnada.
Os professores geralmente não tinham preparação para a função, pois eram nomeados por indicação ou sob concordância de