Historia da educação
As Instituições Escolares, na sociedade brasileira ao longo do tempo, passaram por diversas formas de subsistência e também por períodos de variadas formas de produção (como primitiva, escravistas, feudalismo, capitalismo e socialismo).
A história da educação é parte da história da cultura, que por sua vez faz parte da história geral. Em cada tempo e espaço histórico, a educação atendeu a objetivos que correspondiam a visões de homem e de mundo.
O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada através de dados bibliográficos e internet, onde foi possível adquirir conhecimentos sobre a origem da educação escolar no Brasil, como se deu a divisão do cristianismo pelos protestantes, a crise na igreja católica, as rupturas ocorridas na educação durante séculos, a atuação dos jesuítas na educação brasileira. Foi elaborado um quadro em linha cronológica, referente aos períodos Colônia, Império, 1ª República e 2ª República, com informações significantes sobre os acontecimentos de cada época dos principais estabelecimentos escolares.
O trabalho também tem como objetivo o memorial histórico da Escola Municipal de Educação Infantil Antonio Travain, realizado através de pesquisas na própria escola com o Projeto Político Pedagógico.
► Somos feitos de tempo?
“A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares”.
A preservação da memória histórica, a reconstrução do passado e o relato dos acontecimentos são de extrema importância nos dias de hoje para que entendamos a nossa realidade. Muitas vezes um mesmo fato histórico é contado de pontos de vista diferentes, por pessoas diferentes que analisaram os fatos de acordo com o seu entendimento e assim formando suas conclusões. Outro ponto é que, com o tempo, a história pode se modificar com os avanços e com estudos; ela vai tomando novas formas,