historia da educação
INTRODUÇÃO
O Período da História como IDADE ANTIGA, ou Antiguidade, é o momento de surgimento das primeiras sociedades e civilizações no globo terrestre.
Foi no período compreendido entre a invenção da escrita, por volta de 4000 a. C., e o ano de 453 d. C.,que surgiram as grandes civilizações e impérios do passado.
Há uma divisão, indicando uma antiguidade Oriental, que abarcaria a área geográfica formada pelo norte da África e a Ásia, onde surgiram as sociedades da Mesopotâmia.
Há ainda a indicação de uma Antiguidade Clássica formada pelas sociedades e impérios surgidos na Europa.O termo clássico foi adotado em virtude da influência cultural greco-romana que sofriam historiadores europeus da época moderna, buscando afirmar uma afinidade entre os períodos históricos distintos.
PERIODO PRIMITIVO
Principais características:
• Não existia educação na forma de escolas;
• O principal objetivo era ajustar a criança ao seu ambiente físico e social, através da aquisição das experiências;
• Os chefes de família eram os primeiros professores e em seguida os sacerdotes.
A educação dos jovens, nesta fase, torna-se o instrumento central para a sobrevivência do grupo e a atividade fundamental para realizar a transmissão e o desenvolvimento da cultura.Através da imitação, ensina ou prende o uso das armas, a caça e a colheita, o uso da linguagem, o culto dos mortos, as técnicas de transformação e domínio do meio ambiente.
Na época do Neolitico nascem, as primeiras civilizações agrícolas: os grupos humanos se tornam sedentários, cultivam os campos e criam animais, aperfeiçoam e enriquecem as técnicas, cria-se uma divisão do trabalho cada vez mais nítida entre homem e mulher.
A revolução neolítica é também uma revolução educativa: fixa uma divisão educativa paralela á divisão do trabalho; fixa o papel- chave da família na reprodução das infraestruturas culturais: papel sexual, papéis sociais, competências elementares, introjeção da