Historia da Educação
Tema:
O Período Homérico
Grécia Antiga
A Grécia é uma península banhada por três mares: mar Jônico, mar Egeu e mar Mediterrâneo. Tem a leste a Ásia Menor
(atual Turquia). O litoral grego é muito recortado, formando portos naturais. Os mares que circundam a Grécia são pontilhados de ilhas e ilhotas famosas pela sua beleza natural.
Mapa Do Mundo Grego
Era uma região diferente daquelas habitadas pelos povos orientais que viviam em férteis planícies às margens dos grandes rios, ao passo que os gregos que ocupavam uma área muito montanhosa, tinham que trabalhar duramente um solo pobre e pedregoso para conseguir sua agricultura de subsistência. Devido à pobreza da terra, nas pequenas áreas cultivadas formavam-se agrupamentos humanos (pequenas comunidades) separadas uma das outras por vários acidentes geográficos Povo Oriental x Grécia Antiga
Os dórios transformam a
Grécia Antiga
• A chegada dos dórios no século XII A.C. provocou a dese struturação dos povoados e espaços urbanos da Grécia An tiga, com o enfraquecimento do comércio, o fim do uso d a escrita e a fuga da população para regiões distantes.
Início do Período Homérico
• A sociedade da Grécia Antiga passou a apresentar, então, fortes ca racterísticas rurais, caracterizando-se o início do período Homéric o, que se estendeu até o século VIII a.C.
A base da organização da sociedade eram as unidades familiares, denominadas genos, cada qual liderada por um patriarca, que dese mpenhava funções de sacerdote, juiz e chefe militar e cujo poder e ra transmitido hereditariamente do pai para o filho mais velho.
Os membros de cada genos cultuavam um ancestral comum, em g eral considerado descendente dos deuses ou heróis. A terra, os equ ipamentos e todos os bens produzidos pertenciam à comunidade.
A subsistência era garantida por uma produção que envolvia a mai or parte dos integrantes dos genos, sob a liderança do patriarca.
Por que o nome de