Historia da educação
Se observarmos as comunidades tribais, o que mais se valorizava era contar sua historia por meio dos seus deuses onde prevalecia à interferência divina nas ações humanas, não se dando valor aos acontecimentos diários das comunidades, a maneira em que a educação se dava era por meio da espontaneidade, as crianças e os jovens observavam os mais velhos em suas atividades diárias aprendiam por imitação.
Entre os séculos V. A.C., desenvolve-se a educação clássica, que surge em Roma e na Grécia. Caracterizando na antiguidade suas raízes mais profundas presente no ocidente, tanto na pedagogia como na educação. Vê-se uma grande expansão dos modelos socioeducativos, que abrange tanto a Grécia como Roma,. A educação grega passou por quatro períodos; heroica, cívica, clássica/humanista e enciclopédica..
Com a revolução Cristã, ocorre uma reorganização da Paidéia, voltando-se para o sentido religioso; os processos educativos passam a ser ministrada dentro de instituições religiosas, a cultura escolar passa a se organizar em torno da mensagem cristão. O cristianismo alcança toda a Europa, temos a educação medieval, com a predominância das matérias abstratas, deixando de lado a educação intelectual e cientifica.
A inovação da tradição pedagógica e educacional se dá na Idade Média, influencia, separa, se contrapõe e ao mesmo tempo incorpora pensamentos a própria Modernidade.
Apresenta-se na Modernidade, a reorganização dos saberes. Por estabelecer transformações em todas as áreas de cunho social a Modernidade provocou uma ruptura com a Idade Média. A Idade Moderna foi definida como a Idade das Revoluções, legitimando as diferenças e definindo uma sociedade mais livre e mais coesa. Foi na Idade Moderna, que Marx e Weber, deixam claro os aspectos organizacionais do mundo moderno, que