HISTORIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Somos Feitos de Tempo?
Hoje, tudo que vivenciamos é fruto da evolução e das mudanças que passamos de geração em geração. Todos nós temos uma herança que recebemos de nossos antepassados, as quais vão se transformando com as nossas atitudes e pensamentos.
Todas estas etapas da nossa vida contribuem para a cultura que temos e que fazemos parte. Segundo a pesquisadora Maria Lúcia Arruda Aranha;
Somos resultado de um movimento incessante, por isso não é possível uma natureza humana com características universais e eternas. Pois não há “ser humano universal” que sirva de modelo em todos os tempos. E o motivo para não nos compreendermos fora da nossa pratica social, é que a mesma se encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto.
Fazemos da mesma maneira com a história da educação, construindo interpretações das maneiras que os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que os orientam. Por isso o educador consciente e crítico deve ser capaz de compreender sua atuação com relação aos seus antecessores, agindo de maneira intencional e não intuitiva e ao acaso.
Se somos seres históricos, nada escapa a dimensão do tempo. Lembrando o que o poeta Paul Claudel diz: “o tempo é o sentido da vida (sentido: como se diz o sentido de um riacho, o sentido de uma frase, o sentido de um pano, o sentido de odor)”.
A história é o meio para ajudar as pessoas a ter o seu próprio conceito cultural e religioso, fazendo toda a diferença na construção de uma educação modelada e inovada.
ETAPA 2
A origem da educação escolar no Brasil - ação dos jesuítas como parte do movimento da contra reforma católica.
A educação brasileira foi trazida pelos portugueses que implantaram a educação europeia ao nosso país. Nossa educação começou com os chamados Jesuítas (companhia de Jesus), formados por padres, os objetivos da educação foram direcionadas aos índios nativos, que foram obrigados a participarem das chamadas