historia da economia geral
1- Historia antiga da Grécia/Roma: A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras,trigo e vinhedo.O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande aceitação no Mar Mediterrâneo. Com o comercio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento,chegando ate a mesmo a cunhar moedas de metal. Em Roma a agricultura e a pecuária foram as atividades econômicas que desempenharam, durante muito tempo, um papel muito importante na economia 90% da população vivia no campo. Os mais ricos possuíam grandes propriedades agrícolas - latifúndios, cultivados por escravos com trigo, vinha e as oliveiras.Os escravos eram indispensáveis para a economia e a vida romana. A
2- Feudalismo -Modo de produção: Dentro do sistema feudal,o comercio passou a ser uma atividade com pouca influência. As praticas rurais tornaram-se atividades maiores riqueza da sociedade feudal. Toda produção era destinada a atender o consumo local,ou seja, um sistema econômico de subsistência.
3- Mercantilismo: O objetivo principal desse governo era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acumulo de riquezas (ouro e prata).
3.1- conceito de riqueza: Acreditava que para ser um Pais rico precisava exportar o máximo que pudesse e impor barreiras para importação.
Os fisiocratas acreditavam que o unico meio de gerar riquezas em um pais era através da agricultura.
3.2- Poder politico: A politica mercantilista partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos.
O estado desempenha um papel intervencionista na economia, implantando novas industrias protegidas pelo aumento dos direitos alfandegários sobre as importações.
Controlando os consumos internos de determinado produto. Melhorando as infra estrutura.
Promovendo a colonização de novos territórios.
3.3- Poder econômico: Consiste a propriedade de uma nação ou estado dependente do capital que possa ter. Os pensadores