Historia da dança
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FISICA E DANÇA
HISTÓRIA DA DANÇA
Uma profunda transformação cultural artística é observada nesse curto período histórico que denominamos renascimento. Essa ruptura é impulsionada principalmente pela Itália e por italianos fixados na França. A vida urbana o crescimento do comercio demonstram o nascimento de um homem individualista, humanista e hedonista. O corpo dessa época retoma as formas do passado da antiguidade clássica. Não apenas o corpo, mas os valores e as historias. O Quatroccento e o Cinquecento desabrocham em uma corte ainda não enrijecida pela a etiqueta.
As danças de corte eram executadas como coreografias, sempre da mesma forma, e deviam ser aprendidas por todos os nobres. Cada coreografia possuía um nome, como o Pas de Brébant e o Bransle franceses, o Canário, a Chacona e a Passacale vindos da Espanha, e a Pavana, o Pazzo mezzo e a Volta italianas. Essa última, a Volta, era considerada uma dança imoral, porque os cavalheiros seguravam as damas proximamente de seus corpos, giravam sobre si mesmos fazendo-as saltarem, numa espécie de carregada. Com esse movimento, as longas saias levantavam-se e mostravam parte dos tornozelos. Essa dança pode ser vista no filme "Elizabeth" que concorreu ao Oscar em 1999, onde Cate Blanchet (Rainha Elizabeth) e Robert Fiennes (Lorde Robert) executam os passos diante da corte boquiaberta!
O profissionalismo na dança eleva o nível técnico sendo a execução do passo feito pelos membros da corte e pelos profissionais. A separação da arte em popular/nobre se torna cada vez mais enfatizada e com a dança da corte. Observamos o nascimento de uma arte erudita onde não há apenas uma metrificação, há passos específicos dentro da métrica do corpo e da música. Vários mestres de Balé como Domnico de Pienza e Cesare Negri estruturam passos e regras de colocação. Com o advento da imprensa é possível a criação de librettos e a construção de uma memória e uma tradição desses