Historia da contabilidade
A origem dos procedimentos contábeis como mecanismo de controle das operações econômicas relativas às compras, às vendas e aos investimentos realizados pelo homem se perde no tempo.
Entretanto, a contabilidade se firmou como ciência com o advento do método das partidas dobradas, no final do século XV.
O método das partidas dobradas fundamenta-se na relação débito – crédito, tendo sido criado pelo franciscano Luca Pacioli e apresentado no seu livro sobre geometria e aritmética, na cidade de Veneza, na Itália.
Esse fantástico mecanismo contábil passou a ser utilizado universalmente, chegando até nossos dias como eficiente instrumento de controle que pode ser aplicado tanto aos patrimônios de pessoas físicas como aos patrimônios de pessoas jurídicas, tenham elas finalidade lucrativa ou não. (RIBEIRO, OSNI MOURA, 2009, p.3)
Ribeiro, Osni Moura
Contabilidade básica / Osni Moura Ribeiro. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2009
No inicio do século XX, com a ascensão econômica norte-americana, os principais centros de estudos de ciências contábeis deslocaram-se para os Estados Unidos. Após esse período, a contabilidade evoluiu grandemente, sobretudo graças ao aumento das pesquisas indutivas, da busca de maior quantidade de aplicações das teorias desenvolvidas e de um sistema de regulamentação das Demonstrações Contábeis por parte de órgãos como o Financial Accounting Standards Board (Fasb) e a Securities and Exchange Commission (SEC). Tais modificações deveram-se a um mercado de capitais forte e à necessidade de trazer informações às pessoas que investiam nesse mercado, ou seja, os investidores. (ABREU, ARI FERREIRA DE, 2006, p. 2)
Fundamentos de contabilidade: utilizando o EXCEL / Ari Ferreira de Abreu. São Paulo: Saraiva, 2006.
2- O OBJETO, O OBJETIVO E A FINALIDADE DA CONTABILIDADE
O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades econômico–administrativas.
Seu objetivo é permitir o estudo, o controle e a apuração de Resultados diante