HISTORIA DA CONTABILIDADE
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história civilização, está ligada as primeiras manifestações humanas, sua origem vem da necessidade dos registros do comércio e da obrigação de fornecer informações úteis para os seus usuários. Surgiu com o avanço da humanidade, pois com o aumento da população cada vez mais se fazia necessário um maior controle sobre bens e consumo.
As primeiras manifestações práticas da contabilidade surgiram na era da Pedra Polida, quando os homens primitivos representavam seus patrimônios (rebanhos, metais e outros bens) por meio de desenhos e gravações. À medida que o homem se desenvolvia e ao passo que as operações se tornavam mais complexas exigindo um conhecimento mais amplo e um controle mais refinado, forçando o homem primitivo a aprimorar seus critérios de inscrição, formando dessa maneira um registro de contas. Desta forma, a contabilidade tornou se uma necessidade para se estabelecer um controle de inúmeras riquezas.
Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual. Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes, denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. A atividade de troca e venda (escambo) dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram