Historia da computação
O computador surge com o principio de ajudar os homens a fazer cálculos sem muita dificuldade. A palavra computador em si significa “O que faz cálculos (pessoa ou máquina). = CALCULISTA”.
Por ser uma máquina capaz de realizar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dado hoje em dia em um mundo digital ninguém consegue viver sem ele.
Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação.
Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação 1; e isto é o que muitas pessoas consideram como "computador". Entretanto, atualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robôs, câmeras digitais ou brinquedos.
A evolução dos computadores
Computadores de primeira geração:
Circuitos eletrônicos e válvulas
Uso restrito
Precisava ser reprogramado a cada tarefa
Grande consumo de energia
Problemas devido a muito aquecimento
As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo, no ENIAC, já citado anteriormente. Normalmente quebrava após algumas horas de uso e tinha o processamento bastante lento. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.
Computadores de segunda geração: Início do uso comercial
Tamanho gigantesco
Capacidade de processamento muito pequena
Uso de transistores em substituição às válvulas
A válvula foi substituída pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Os computadores desta geração já calculavam em microssegundos (milionésimos) e eram programados em