Historia da computação e da internet
Zootecnia
Histórico da Computação e Internet
Fortaleza – CE
Novembro/2012
Um pouco de história: dos primeiros computadores ao computador pessoal
O início: calculadoras mecânicas O ábaco foi o primeiro dispositivo criado para facilitar o trabalho do homem no momento de efetuar cálculos. Formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, representando as posições das casas decimais. Cada bastão era composto de elementos de contagem, tais como fichas ou esferas que podem deslizar livremente. Existem registros do uso do ábaco desde o século 500 A.C pelos comerciantes babilônicos para registrar dados numéricos referentes às suas colheitas, e hoje ainda é utilizado nas escolas para ensinar as crianças o conceito das operações de soma e subtração.
Mesmo o ábaco sendo um simples instrumento de contagem, foi necessário mais de milênio (em 1642) para que o filósofo francês Blaise Pascal construísse um contador mecânico. Tal instrumento era similar ao ábaco, porém, não era mais necessário movimentar as fichas manualmente para realizar a contagem. Este instrumento funcionava através de engrenagens, que realizavam as operações de soma e subtração transferindo os números da coluna de unidades para a coluna de dezenas.
Os números eram armazenados através de ponteiros que indicavam o valor do dígito - semelhante a um velocímetro do automóvel. Assim, surgiu a primeira calculadora mecânica, que foi batizada com o nome ‘Pascalina’ – um nome bem apropriado para um instrumento inventado por Pascal. Essa invenção de Pascal, depois, foi sendo adaptada e evoluída por outros matemáticos e cientistas. Podemos citar como exemplo o calculador mecânico do matemático alemão Gottfried Leibniz, que adicionou as operações de multiplicação e divisão.
A origem da comunicação homem x máquina: cartões perfurados
Em 1801, Joseph Marie Jacquard construiu um tear inteiramente automatizado, que podia fazer