historia da comdia
Home | Cultural | Teatro | História do Teatro | Teatro Grego - As Origens da Comédia Grega
As Origens da Comédia Grega
Texto: Cristina Tolenttino
Cena da Comédia Nova: ao centro, um flautista
Cena da Comédia Nova: ao centro, um flautista
Também a comédia emanou de cerimônias dionisíacas, já não do ditirambo, mas de festividades que se realizavam desde tempos recuados em Atenas e na Ática e por Aristóteles denominadas procissões phalliká, ou kómos. A comédia seria, portanto, o "canto do kómos", ato burlesco, mas ainda assim religioso, relacionado ao mesmo tempo com os ciclos da agricultura e a idéia da reprodução. Em sua forma ateniense, porém, o gênero veio de uma confluência de tradições, visto que são numerosas as alusões a outros tipos de farsas no território grego, principalmente nas regiões e cidades dóricas, inclusive Megara, e traços delas se lhe devem ter agregado.
Aristóteles nos diz que a Comédia se originou dos cortejos fálicos, isto é, dos cortejos em que, sobre uma vara, era transportado enorme falo (órgão sexual masculino). Cortejos de parodiantes, muitas vezes mascarados de animais, que dançavam e cantavam e improvisavam chistes e duestos contra os circunstantes.
Teria sido um filho da cidade de Megara, Susárion, o primeiro a organizar um coro cômico no distrito ático de Icária, assim informa a crônica-inscrição de Paros (Marmor parium). A veia cômica dos dórios inspirou também uma primeira escola grega de comédia, de relativa importância, que floresceu longe da metrópole, na Sicília, onde Epicarmo (c.530-c. 440 a.C.) granjeou a fama de fundador do gênero no mundo grego.
"Estas representações eram essencialmente corais e não tardaram a deixar de ser improvisadas: os poetas elaboravam mais cuidadosamente as partes melódicas e tratavam temas sérios sobre literatura ou sobre política, na parte em que se dirigiam aos espectadores, isto é, na parábase, que