historia da coca cola
A Coca-Cola foi desenvolvida por um farmacêutico da cidade de Atlanta nos EUA chamado John Pemberton no ano de 1886, que quase por acaso misturou um liquido com cor de caramelo com água com gás na Jacob’s Pharmacy onde também passou a ser comercializada.
Porem a marca só veio a surgir quando o contador de Pemberton intitulou a bebida de Coca-Cola e gravou o nome em seus registros. Nos primeiros meses as vendas de Coca-Cola foram decepcionantes e o seu criador veio a falecer (1888) antes de constatar o sucesso da bebida que criara.
Em 1891 o empresário Asa Candler comprou os direitos sobre a bebida por aproximadamente US$ 2.300. Candler foi o primeiro presidente da empresa e o embrião da maior empresa de bebidas do mundo começa a tomar forma.
Candler era um bom vendedor e criou um plano de marketing agressivo para a época que envolvia desde degustações da nova bebida ate brindes para os revendedores. A aceitação pela bebida cresceu exponencialmente e Candler abriu fabricas para acompanhar a demanda crescente pelo produto.
Porem com o crescimento a bebida que era até então vendida em copos precisaria de um formato mais pratico para ser vendida em lugares mais distantes. No ano de 1894, Joseph Biedenharm um empresário de Mississipi foi o primeiro a engarrafar a Coca-Cola. Primeiramente ele enviou algumas garrafas a Candler que não acreditava muito nas vendas partindo deste modelo que quase que imediatamente mostrou seu sucesso.
Em 1916 a Coca-Cola começa a fabricar sua famosa garrafa com contorno. Essa garrafa definiu o design das garrafas da marca ate hoje.
Nesse período a empresa crescia rapidamente e passou a vender a bebida em outros países como Canadá, Panamá, Cuba, Porto Rico, França e territórios dos EUA. Em 1900, havia duas engarrafadoras de Coca-Cola vinte anos depois havia aproximadamente mil. Asa Candler vende a empresa em 1923 e Roberto Woodruf assume o comando da empresa passando por 60 anos na presidência e expandindo