Historia da ciencia
A extensa história da ciência e das universidades até os dias hodiernos remonta para a conjuntura do atual crescimento do saber, promulgado pela ciência e pela constante mudança do conjunto metódico de conhecimentos obtidos mediante a observação e a experiência.
A observância de todas as fontes de informações se faz por intermédio das formas de pesquisas e pelos tipos de conhecimento, uma vez que tais fontes são atribuídas à forma escrita, todo tipo de conhecimento se faz válido na edificação da consciência elaborada pela pesquisa instruída pelo estudo na forma de investigação minuciosa e sistemática com o objetivo de descobrir fatos relativos a um campo de conhecimento em específico.
A atual pesquisa busca historicamente mostrar o dinamismo dos fatos acorridos ao longo da formação da história da ciência e da universidade, dentro de uma lógica didática que fomentou os tipos de conhecimentos e de pesquisas discernentes a metodologia científica usada para a construção do saber acadêmico.
História da ciência e das Universidades
1. A determinação histórica nas atividades científicas
Quando surgiu a ciência? Esta parece ser uma pergunta simples, mas tem freqüentemente dado origem a longas discussões. Muitas das perguntas mais elementares que os seres humanos colocam a si próprios são perguntas que podem dar origem a estudos científicos:
Porque é que chove?
O que é o trovão?
De onde vem o relâmpago?
Por que as plantas crescem?
Por que tenho fome?
Por que morrem os meus semelhantes?
O que são as estrelas?
As explicações míticas e religiosas foram antepassados da ciência moderna, não por darem importância central aos seres humanos na ordem das coisas nem por determinarem códigos de conduta baseados na ordem cósmica, mas por ao mesmo tempo oferecerem explicações de alguns fenômenos naturais — apesar de essas explicações não se basearem em métodos adequados de prova nem na observação sistemática da natureza.
O valor da ciência