Historia da China In Box
A história da rede começou com uma oportunidade percebida por Robinson Shiba, que então cursava Odontologia, durante uma estadia nos Estados Unidos em 1986. Entregando pizzas e lavando pratos num restaurante chinês, ele percebeu a alta demanda por comida chinesa por parte dos consumidores, que, cada vez mais atarefados e com menos tempo, acostumaram-se a comer em pequenas caixas de papelão nas ruas, principalmente na costa oeste daquele país. Nesse mercado, começaram a atuar diversas empresas de delivery de culinária oriental. Junto com uma caixinha, ele trouxe a ideia para o Brasil, vendo oportunidade no negócio ao apostar na comida chinesa, gostosa e quentinha, como uma alternativa à pizza, único produto que contava com o serviço de delivery disponível na época.
Para desenvolver outras partes do projeto, procurou amigos para fazer parcerias: um amigo designer criou o logotipo da marca e as embalagens, outro, arquiteto, fez os projetos para as obras, outro que trabalhava em uma gráfica imprimiu os folhetos e um amigo cozinheiro chefiou a cozinha. No dia 8 de outubro de 1992, ele, juntamente com sua irmã Helen, seu irmão Hideaki, e ajuda financeira de seu pai, inaugurou a primeira loja no bairro de Moema, em São Paulo. O serviço, então, era exclusivamente de entregas, sem funcionar como restaurante.
Mas ainda havia um problema: como incentivar os consumidores paulistas a consumirem aquela culinária tão diferente? Naquela época havia o senso comum de que comida oriental não tinha um aspecto saudável, com fama de restaurantes e cozinhas sujas e alimentos de má qualidade. Para evitar essa percepção desde sua primeira unidade o CHINA IN BOX adotou um design em suas lojas que deixam suas cozinhas visíveis do lado de fora. Há ainda o cuidado com o cardápio, com informações e fotos atrativas. Até então, eram comuns cardápios simples de pizzaria, sem imagens e pouco conteúdo. A rede de culinária chinesa criou cardápios bem produzidos, onde colocava imagens