Historia da arte
INTRODUÇÃO 4
1.ASPECTOS GEOGRÁFICOS 4
2.ASPECTOS SOCIAIS 5
3.CULTURA 5
4.RELIGIÃO 6
5.POLÍTICA 7
5.2 República 8
5.3Império 8 CONCLUSÃO 9
Referências Bibliográficas 10
INTRODUÇÃO
Este trabalho por meio de pesquisa científica, busca elucidar alguns aspectos sobre Roma, em um determinado período da historia conhecido como mundo clássico que se estendeu aproximadamente do século VII a.C até meados do século V d.C. Uma aldeia que cresceu às margens do mar mediterrâneo copiando os modelos das cidades gregas próximas da península itálica e virou um dos maiores impérios do mundo clássico, neste trabalho abordaremos os fatores existentes neste período a fim de suscitar informação aos membros de nosso grupo e aos demais estudantes.
O trabalho visa focar os aspectos geográficos, sociais, políticos, culturais, religiosos e econômicos visto que as circunstâncias dessa história são fundamentais para nossa existência e para o curso de arquitetura e urbanismo.
1. ASPECTOS GEOGRÁFICOS
O predicado mais formidável da geografia histórica da Itália é a estreita interação entre planície, piemonte e montanha. Somente cerca de um quinto da superfície total da Itália é considerado oficialmente como planície (quer dizer, terras que não superam os 300 metros de altura); dela, mais de 70% se encontra no Vale do Pó. O restante, cerca de dois quintos, é classificado como montanha.
A Itália é separada da Europa central pela grande barreira dos Alpes. Apesar de sua altura, essas montanhas não a mantiveram isolada do restante do continente.
A Itália peninsular desfruta de um clima tipicamente mediterrâneo, caracterizado por invernos temperados, verões quentes e uma pluviosidade anual moderada.
A Itália continental, em contrapartida, pertence climaticamente à Europa central. Tem temperaturas extremas mais acentuadas; o frio do inverno contrasta com o intenso calor do verão, em que as temperaturas são tão