historia da arte
Têmpera sobre madeira 170 x 194 cm
Sandro Botticelli
Esta obra é provavelmente o primeiro retábulo pintado por Botticelli. Trata-se de uma sacra conversazione, representando, em primeiro plano, ajoelhados, os santos dedicados à medicina, Cosme e Damião. À direita de Maria, está São João Batista, padroeiro de Florença, e Maria Madalena. À sua esquerda, Santa Catarina de Alexandria e São Francisco de Assis.15 Especula-se que os santos Cosme e Damião foram retratados com os atributos físicos dos irmãos Lorenzo e Giuliano de Médici.
Galleria degli Uffizi
Florença
Alegoria da Primavera
Sandro Botticelli "Primavera", também conhecido como "Alegoria da Primavera",é um quadro de Botticelli que utiliza a técnica de têmpera sobre madeira. Pintado c. 1482, mede 205 cm x 314 cm. A história da pintura não é muito conhecida; parece ter sido encomendada por um membro da família Medici. É provável que Botticelli se tenha inspirado nas odes de Poliziano para realizar esta obra. As outras fontes são da Antiguidade: os "Faustos" de Ovidio e "De rerum natura" de Lucrecia. Desde 1919 a pintura faz parte da coleção da Galeria Uffizi, em Florença, Itália.
Composição
O quadro representa e festeja a chegada da Primavera. No meio do bosque de laranjeiras Vênus, a deusa do Amor, surge num prado, por cima da qual o seu filho Eros atira as suas flechas de amor, com os olhos vendados. Soberana do bosque, Vênus encontra-se um pouco atrás. A atitude e o movimento das personagens demonstram uma harmoniosa unidade entre o homem e a natureza. Por cima de Vênus, as laranjeiras fecham-se em semicírculo, como uma auréola que circunda a deusa, principal personagem do quadro. O lirismo também terá servido de inspiração a Botticelli e assim, surge a divindade de Zéfiro, brisa que banha as planícies de orvalho, as cobre de doces perfumes e veste a terra de inúmeras flores. Esta personagem está representada à