Historia da Arquitetura
São Paulo
2014
ANÁLISE DE PROJETO RESIDENCIAL CONTEMPORÂNEO NACIONAL: UNA ARQUITETURA – CASA DE CARAPICUIBA
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina de História da Arquitetura, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Prof.ª Ana Tagliari.
São Paulo
2014
PESQUISA HISTÓRICA
Esta casa, concebida como um pavilhão, foi construída a cerca de 20 Km do centro de São Paulo, muito próxima à Aldeia de Carapicuíba, erguida em meados do século XVI por padres jesuítas.
A casa integra um pequeno condomínio que escapa aos padrões comerciais, preservando boa parte da mata existente e suprimindo limites físicos entre os lotes.
A casa foi concebida de forma singela, com programa enxuto, orçamento restrito e soluções muito diretas e acessíveis a uma mão de obra pouco especializada. A implantação acomoda a construção às curvas do terreno na borda de um pequeno vale íngreme com a mata preservada, para onde a casa naturalmente se debruça. O terraço de acesso norte, reentrante e simétrico no volume, foi concebido à maneira das casas bandeiristas. Os volumes que delimitam o pátio externo, não foram pintados, reforçando seu caráter tectônico,
O uso da madeira permitiu que a estrutura fosse montada em 10 dias por três pessoas. Os materiais foram usados no limite de seu potencial construtivo: as paredes são de tijolo de barro pintado (9 cm de espessura); o painel metálico da cobertura (35 mm de espessura), dispensou o uso de teto falso e permitiu uma estrutura leve e co-planar na cobertura. Não foram utilizadas lajes, e o assoalho funciona como travamento horizontal da estrutura. As instalações elétricas e hidráulicas foram mantidas todas aparentes.
O projeto estabelece relações diferenciadas com o terreno e a vegetação nativa através de um eixo perpendicular ao