Historia Da Arquitetura Mundial 2
Capitulo 11: Arquitetura Renascentista
A Arquitetura Renascentista teve importância notável inicialmente no século XV e amplamente na Itália, que era um imenso centro comercial, pois possuía uma excelente localização. Isso fez com que se criassem novas formas de lucrar e essa economia gerada pelo crescimento rápido do comercio ajudou as principais cidadesestado italianas a um renascimento tanto cultural quanto urbano. Nesse ambiente, famílias poderosas e com riquezas buscavam admiração e reputação. É igualmente nesse contexto que os arquitetos renascentistas surgem, num momento em que todos não só buscavam, mas também desejavam a fama, fazendo, assim, que suas historias cheguem a nós até nos dias de hoje.
A arquitetura medieval teve influencia da geometria, o que interessava do mesmo modo os arquitetos renascentistas que passam a utilizar e valorizar formas como o quadrado e o círculo.
Filippo Brunelleschi deu início à representação da tridimensionalidade em um plano com duas dimensões com a codificação dos princípios da perspectiva linear. Um de seus projetos o Hospital dos Inocentes, é tido por muitos como primeira edificação renascentista.
Leon Battista era um teórico que tinha em sua formação matemática, grego, música, filosofia... Vindo de uma família da Florença. Diferente de Brunelleschi, ele tinha a arquitetura como um meio de mudar a ordem social, em sua opinião a arquitetura renascentista estava ligada ao universalismo e seu seguidor deveria ser um estudioso, intelectual, homem genioso e acompanhar a sorte de pessoas com poder e aquisições. Em um de seus manuscritos (Della Pittura, 1435) documenta a teoria de Brunelleschi sobre a perspectiva. A
Edificação, tratado de sua autoria inspirado no texto Os dez livros de arquitetura, de Vetrúvio, é importante por catalogar os aspectos das ordens de antiguidade e determinar uma teoria das proporções a serem observadas nas edificações.
Donato Bramante em seu projeto de ampliação da