Historia da america
Tema A: Carta do chefe Seattle ao presidente Americano (Texto 13) Eles não venderiam a um preço barato, não tendo em conta o valor da negociação e sim a índole, o respeito, e a adoração que para eles e fundamental para ter posse de suas terras sagradas, pois o lugar onde habitam e como se fosse da família mais especificamente falando “um irmão”, pois o respeito que se tem para um irmão eles tem para com a terra. Isso parte de cultura, que são e não são cultivadas ao longo do tempo, hoje em dia não se vê tanta adoração a suas terras.
Tema B: Sofisticação agrícola dos Astecas (Texto 2) A Agricultura ajudou a formar o Estado Asteca entre 1200 e 1500. A civilização asteca conseguiu uma sofisticação agrícola intensiva de mão-de-obra pela produção do milho como principal gênero alimentício. A agua ajudou muito o povo a crescer com alimentos e a civilização cresceu muito rápido com a economia conseguida através de um simples percurso de agua adquirida por mão-de-obra.
Tema C: Convivência de um estrangeiro com um indígena (Texto 12)
Com a chegada de Américo Vespúcio, no Novo Mundo, mostra as mudanças ocorridas entre as etnias. A consciência do novo lugar da Europa no mundo, desenvolveu-se confronto com o outro, quando controla, vence, violenta o não europeu, o índio. Em que a razão do outro tem lugar numa comunidade de comunicação na qual todos os seres humanos possam participar como iguais, mas ao mesmo tempo no respeito a sua identidade ao seu ser – o outro. O tema do outro, podem dissolver ou questionar a identidade dos indivíduos. A visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considerada pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditava que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura europeia. Foi assim, que