Historia da America
Utilizando os conteúdos estudados, faça uma síntese de até duas páginas abordando como foi o processo de independência das colônias inglesas na América e a formação dos Estados Unidos da América.
Resposta:
A independência dos Estados Unidos deve ser entendida como elemento integrante das contradições geradas pelo desenvolvimento do modo de produção capitalista, agora em sua fase industrial e as instituições do Antigo Regime. O absolutismo e o mercantilismo, especialmente um de seus pressupostos, o pacto colonial, estavam sendo criticados pela burguesia ascendente na Europa por meio do movimento denominado Iluminismo; os filósofos e os economistas criticavam severamente os entraves colocados pelo Antigo Regime ao livre desenvolvimento das forças produtivas. É nesse contexto de contradições que os colonos americanos, incentivados pelas ideias iluministas, passaram a lutar contra a opressão mercantilista colocada em prática pela Inglaterra.
Podemos considerar como os principais fatores da independência das treze colônias inglesas na América: a fácil penetração das ideias liberais do Iluminismo, a Guerra dos Sete Anos e as tentativas da Inglaterra de fortalecer o mercantilismo. Como as colônias foram povoadas por indivíduos que fugiam da falta de liberdade política e religiosa que reinou durante algum tempo na Inglaterra e em outras regiões da Europa, o espírito do colono norte-americano era contrário a qualquer tipo de imposição ou proibição. Durante algum tempo, a Inglaterra não fez valer as práticas mercantilistas sobre as colônias como também não se preocupou muito com sua situação, voltando-se muito mais para outras regiões do mundo. Assim, os colonos norte-americanos gozaram por este período de relativa autonomia em relação à metrópole, o que provocou um certo clima de liberdade. Após a Guerra dos Sete Anos contra a França, a Inglaterra viu-se desgastada financeiramente e, para recuperar o que havia gasto na guerra, resolveu taxar as