HISTORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Seguindo esse contexto, a igreja católica e as organizações militares são belos exemplos de instituições com êxitos administrativos. A igreja católica vem, através dos séculos, mostrando eficácia em suas técnicas administrativas, provando a força de atração de seus objetivos. A ordem hierárquica das organizações militares, mostram uma disciplina exemplar, onde cargos de baixo nível obedecem a um líder de cargo superior.
Entretanto, o fenômeno que formalizou a administração, como ela é conhecida hoje, ocorreu no século XVIII, a chamada revolução industrial. Com as maquinas a vapor e as linhas de produção ficou cada vez mais evidente a necessidade de uma administração, uma ordem, algo que metrificasse aquele meio de produção.
Desse modo, para organizar a bagunça feita pela revolução industrial, Frederick Taylor, apresentou os princípios da administração científica e o estudo da administração como ciência. Taylor indicava a pratica da divisão de trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos de “máxima produção e menos custo”, seguindo os princípios da seleção científica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Taylor dizia que a organização é comparada a uma máquina, que segue um projeto pré-definido.
Outro pensador da administração, foi Henri Fayol, o qual também elaborou teses, no inicio desconhecidas, mas que com o tempo foi vista a compatibilidade com as propostas de Taylor : planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração. Enquanto Taylor privilegiava as tarefas de produção, Fayol privilegiava as tarefas de organização.