Historia cont.
Paton nasceu em 19 de julho de 1889,em Calumet. Bacharelou-se em 1915,pela University of Michigan;em 1917 se tornou Ph.D em Economia.Sua tese de doutorado foi sobre teoria das contas,logo depois transformada em livro. Iniciou sua carreira docente em 1914 como professor assistente da Michigan. Paton se destacou como:
Membro do Comitê sobre procedimentos contábeis(recebeu título de profundo conhecedor contábil).
Sexto presidente da American Accounting Association.
Primeiro editor da Revista The Accounting Review.
Recebeu título de membro honorário do AICPA,em 1944,e da Associação dos CPA de Michigan,em 1968,como reconhecimento por seus serviços à profissão contábil.
Foi indicado juntamente com George Oliver May e Robert Hiester Montgomery,como o primeiro Accounting Hall of Fame,1950,pela Ohio State University.
Foi homenageado com a criação do Centro De Educação Willian A. Paton,em 1976.
Recebeu o título de Educador Contábil Do Século,1987,pelo AICPA. O livro Accounting Theory(Teoria da Contabilidade) foi reconhecido como uma das suas primeiras grandes contribuições teóricas. Defendeu a mudança do ponto de vista do proprietário para o da entidade, afirmando que o primeiro caminho a ser seguido para o desenvolvimento de uma filosofia das contas seria a mudança do ponto de vista, ou seja, o reconhecimento do foco central de atenção. Defendeu que os estudos dos princípios contábeis deveriam ser feitos do ponto de vista da demonstração das corporações, especialmente as publicadas para os acionistas.
Defendeu que a mais importante proposta para a Contabilidade é a mensuração periódica do resultado, ou seja, uma maior ênfase na demonstração do resultado e não no balanço patrimonial. Paton teve vários de seus trabalhos traduzidos para outras línguas,como espanhol e chinês.Seu primeiro artigo sobre contabilidade foi publicado em 1917, Theory Of The Double Entry System(Teoria Do Sistema De Dupla Entrada),outro trabalho