HISTORIA Breda
A história da Breda é toda relacionada à figura de empresa familiar e também a Viação Cometa.
Filho de Luiz Breda, Ítalo, já tinhas raízes firmadas nos transportes.
Luiz era importador de ônibus Volvo. Com 14 anos de idade, Ítalo, indicado pelo pai, foi trabalhar na empresa Reunidas São Paulo – Paraná, no setor de almoxarife, em 1938.
Um ano depois, o pai, Luiz, tornou-se sócio da Auto Viação São Paulo Santos, que havia sido adquirida pela Reunidas. Os proprietários da Reunidas convidaram Luiz para a sociedade.
O ramo então apaixonou Ítalo. No entanto, diferentemente de outros profissionais de transportes e filhos de donos das empresas de ônibus, na época, Ítalo Breda não deixou os estudos. E isso foi fundamental para que ele ganhasse destaque no setor e futuramente se tornasse empresário.
Formado em economia pelo Colégio Dante Alighieri, com fluência na língua inglesa, Ítalo aproveitou sua paixão por ônibus e começou a se corresponder com a publicação norte-americana Bus Transportation e, mais tarde com a empresa fabricante, Twin Coach. Uma das maiores produtoras de ônibus do mundo na época, com sede em Kent, Ohio, Estados Unidos.
Isso orgulhava sobremaneira o pai, Luiz Breda, que prometeu ajudar o filho no setor e cumpriu.
Em 1947, quando a recém criada CMTC encampara boa parte das empresas de ônibus que operavam na Capital Paulista, os investidores Major Tito Masciolli e Arthur Brandi, responsáveis pela Auto Viação Jabaquara S.A, decidiram continuar no ramo de transportes. Quem tinha mais afinco e prosseguiu o sonho foi o Major, militar italiano. Assim, foi comprada a Auto Viação São Paulo Santos, empresa que Luiz Breda tinha participação.
Meses depois da compra, já no ano de 1948, a empresa passa a se chamar Viação Cometa.
A Viação precisava apresentar diferenciais diante das concorridas linhas rodoviárias.
A indústria de ônibus ainda estava engatinhando no Brasil. A maioria, tanto urbanos como rodoviários, consistia em caminhões “vestidos”