Historia biomedicina
A idéia da criação de um curso de Ciências Biomédicas no Brasil nasceu em 1950. Ela surgiu a partir da idéia original de um eminente farmacologista o Prof. Dr. Jose Leal Prado, na época docente da Escola Paulista de Medicina. Objetivava-se, primordialmente, criar massa critica para as cadeiras básicas do curso de Medicina, formando professores de alto nível e que se dedicassem a pesquisa e ao ensino nas diversas disciplinas nao-profissionalizantes.
Dezesseis anos após nascida a idéia, mais precisamente, no dia 10 de marco de 1966, o Prof. Jose Leal Prado ministrava a aula inaugural do Curso Biomédico da Escola Paulista de Medicina, já então federalizada. Após o sucesso que foi a concepção e a condução do curso de Biomedicina na UNIFESP, várias outras Instituições Universitárias, públicas e privadas, também implantaram este curso em suas sedes. Em 02/03/2000, o então Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia, Prof. Dr. José Antônio Galo, considerando a discussão realizada em reunião extraordinária do Conselho deste Instituto, realizada em 29/02/2000, nomeou uma primeira Comissão, com a precípua função de encarregar-se da análise, discussão e elaboração do projeto que viabilizasse a criação e implantação do curso de graduação em Ciências Biologicas-Modalidade Médica, Biomedicina.
Cinco anos após, uma nova comissão foi estabelecida em 03 de junho de 2005, representada pelo Prof. Dr. Marco Aurélio Martins Rodrigues, teve como objetivo reformular o projeto pedagógico, adequando-o as atuais normas da Pró-Reitoria de Graduação. Finalmente, em 2007, assistimos ao ingresso da 1ª turma do Curso de Biomedicina da UFU. A entrada anual oferece 25 vagas, período integral. O aluno do curso tem a possibilidade de concluí-lo em 4 anos.
Ao longo desse período estamos trabalhando incessantemente, no sentido de garantir uma formação diferenciada para os nossos alunos. Todo alicerce didático tem sido