historia banco panamericano
O Banco Pan opera como banco múltiplo desde 1991, tendo iniciado suas operações com cartões de crédito em 1994 e com leasing em 1998, com a criação de sua subsidiária Panamericano Arrendamento Mercantil. Em 1999, a seguradora Panamericana de Seguros foi incorporada ao banco, que passou a operar com crédito consignado em 2002, mesmo ano em que o antigo Consórcio Vimave foi transformado em sua subsidiária, como Consórcio Nacional PanAmericano.
Conforme divulgado em Fato Relevante publicado em 09 de novembro de 2010, foram descobertas irregularidades e inconsistências contábeis no Banco que não permitiam que suas demonstrações financeiras até então publicadas refletissem sua real situação patrimonial. Assim, dada a inviabilidade de se reconstituir, de forma apropriada, as demonstrações financeiras anteriores a novembro de 2010, a Administração que assumiu suas funções naquela data não encontrou alternativa que não a de estabelecer uma nova base contábil confiável, através da elaboração de um "balanço patrimonial especial de abertura", com informações obtidas por meio de um levantamento completo de todos os direitos e obrigações da Companhia em 30 de novembro de 2010.
Como consequência, as informações trimestrais de 2011, bem como as demonstrações financeiras do semestre e do exercício terminados, respectivamente, em 30 de junho e 31 de dezembro de 2011, estão prejudicadas em relação à sua comparabilidade com as demonstrações financeiras do exercício findo em 31 de dezembro de 2010.
Em 31 de janeiro de 2011, o Grupo Sílvio Santos ("GSS"), então acionista controlador do Panamericano, através da Sílvio Santos Participações S.A. ("SSP") e da BF Utilidades Domésticas Ltda. ("BF"), celebrou com o Banco BTG Pactual S.A. ("BTG Pactual") contrato de compra e venda de ações e outras avenças por meio do qual o BTG Pactual comprometeu-se a adquirir a totalidade das ações da Companhia de titularidade do GSS pelo