historia antiga e medieval
Mesopotâmia
Quadro natural (localização geográfica, relevo e hidrografia
O Egipto localiza-se ao nordeste de áfrica.
Capital- Mênfis e Tebas
Imperio antigo- Mênfis
Imperio novo- Tebas
Limites: norte- mar mediterrâneo, sul – deserto da Núbia esta - mar vermelho oeste com o deserto da líbia. Situa-se numa estreita faixa que se estende ao longo das margens do rio Nilo entre os desertos da arabia e da Líbia. Este rio corre do sul para o norte e desagua por um delta junto ao mar mediterrâneo.
Relevo: encontramos no Egipto duas regiões muito diferentes o alto Egipto e Baixo Egipto. O alto Egipto é mais quente e seco, e formado pelas terras estreitas do vale. o baixo Egipto também chamado Egipto do norte, corresponde as planícies do delta. clima: o Egipto tem um clima desértico. As chuvas são muito raras e a vida só é possível por causa do Nilo. Todos anos, por altura de Junho, as águas começam a subir lentamente até atingir o seu máximo em Agosto e Setembro. Os campos das margens ficam completamente inundados. Depois as águas retiram-se e começam as sementeiras. Acredita-se que os Egípcios antigos não sabiam explicar a origem das chuvas. Julgavam que o Nilo era um deus e nascia no paraíso. Por isso o adoravam e lhe forneciam sacrifício.
A Mesopotâmia, como a própria tradição do nome indica, era uma região situada entre dois rios nomeadamente os rios Eufrates e o rio Tigre. Esta região recebeu o nome de mesopotâmia, ou seja pais entre os rios. Compreendia duas partes distintas: a Síria ao norte e a baixa mesopotâmia ou suméria, ao sul. A capital da Mesopotâmia era Babilónia, tendo de seguida como cidades principais Ur e Susa. Situada no actual Irão, Babilónia encontrava-se sensivelmente 96,56 km a sul da actual cidade Bagdade. hidrografia: junto da foz daqueles rios, na suméria a terra é argilosa, no inverno chove forte mente e o terreno torna-se pantanoso. Os rios enchem