Historia Alcoa
ALCOA, uma das líderes mundiais na produção de alumínio, se destaca pelo seu desempenho e capacidade estratégica em tratar questões ambientais e sociais. Essa busca constante pelo desenvolvimento sustentável levou a ALCOA a ser nomeada, pela sexta vez consecutiva em 2010, uma das empresas mais sustentáveis do mundo, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça.
A história
Em meados de 1880, o alumínio era um metal semiprecioso, mais raro do que a prata. A produção total dos Estados Unidos em 1884 era de apenas 56.75 quilos. No Oberlin College em Ohio, o Professor Frank Jewett mostrou aos seus alunos de química um pequeno pedaço de alumínio e disse-lhes: quem descobrisse uma forma econômica de produzir esse metal ficaria rico. Um daqueles alunos, Charles Martin Hall, costumava fazer experiências com minerais desde os 12 anos, transformando uma pequena cabana atrás de sua casa em um rústico laboratório. Após a formatura, ele continuou com suas experiências. Aprendeu como conseguir óxido de alumínio e fabricou seu próprio cadinho de carbono com um banho de criolita contendo alumina e passou uma corrente elétrica através dele. O resultado foi uma massa solidificada que ele deixou esfriar, e depois estilhaçou com um martelo. Surgiram então várias pequenas pelotas de puro alumínio. Foi uma descoberta memorável no dia 23 de fevereiro de 1886, quando ele tinha apenas 22 anos. A solicitação de patente foi protocolada no dia 9 de julho, mas seria emitida somente quase três anos depois, em 2 de abril de 1889.
Mas para continuar, Hall precisaria de dinheiro. Descobriu seus suportes financeiros nas proximidades da cidade de Pittsburgh, em um grupo de seis industriais, liderados pelo Capitão Alfred E. Hunt, um dos primeiros metalúrgicos da indústria do aço nos Estados Unidos. Esses empreendedores ajudaram a fundar, no dia 1 de outubro de 1888, a Pittsburgh Reduction Company e construíram uma pequena