Historia 9º
Em 1929 rebentou na Bolsa uma grave crise financeira, aumento das acções postas em venda, que diminuíram aos poucos o seu valor. Essa CRISE deve-se ao aumento da produção, à maior oferta de que procura, e ao aumento dos stocks armazenados que provocavam a superprodução.
Conclusão: O Crash da bolsa deve-se á saturação do mercado, á falência de empresas e bancos como a baixa de preços e do desemprego. A mundialização da crise deve-se à baixa das importações americanas e ao repatriamento dos capitas americanos, que provocam a depressão nos países europeus, ao seja,
Que provocam a redução das importações dos produtos agrícolas e de matérias-primas das colónias e dos países sub-desenvolvidos.
Todas as classes sócias foram afectadas pela crise, pois foi bem visível o aumento do numero de desempregados e o elevado descontentamento devido ás dificuldades.
Herbert Hoover tomou varias medidas, que consistiam na diminuição dos impostos, empréstimos aos agricultores e protecção alfandegária ao produtores. Politica de ROOSEVELT (presidente que ocupou o cargo durante quatro mandatos) O new deal veio combater o desemprego e consequentemente estimular o consumo e a produção.
O 1º New Deal (1933-1935) tomou algumas medidas tais como: financiamento de grandes obras públicas e controlo da economia.
Como os resultados não foram satisfatórios o 2ºnew Deal (1935-1938) tomou outras mediadas como o estabelecimento do salário mínimo, o horário semanal e o subsídios de desemprego. E através desta política, recuperou a economia e melhorou a situação dos americanos.
Portugal como todos os países do mundo capitalista, sofreu os efeitos da Grande Depressão e começaram-se a sentir na economia das sociedades, como na agricultura, na produção industrial e como resultado o poder de compra da população foi diminuindo e o