historia 2
Ellen Vitória nº: 05
Isabela Prestia nº:7
Julia Carvalho nº:13
Letícia Braga nº: 15
Professor: Heraldo Medina
Ano: 7ª / Turma: A /Turno:
Matutino
Introdução
*O feudalismo tem inicio com as
invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o império Romano do
Ocidente (Europa). As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.
O que
Feudalismo ?
foi
*O Feudalismo é um sistema
o
econômico, político e social fundamentado na propriedade sobre a terra. Esta pertence ao senhor feudal que cede uma porção dessa terra ao vassalo em troca de serviços ocasionando uma relação de dependência.
A Economia
*A
economia feudal possuía base agrária, ou seja, a agricultura era a atividade responsável por gerar a riqueza social naquele momento.
Ao mesmo tempo, outras atividades se desenvolviam, em menor escala, no sentido de complementar a primeira e suprir necessidades básicas e imediatas de parcela da sociedade. A pecuária, a mineração, a produção artesanal e mesmo o comércio eram atividades que existiam, de forma secundária.
Como a agricultura era a atividade mais importante, a terra era o meio de produção fundamental.
A Sociedade
* A sociedade feudal era
composta por duas classes sociais básicas: senhores e servos. A estrutura social praticamente não permitia mobilidade, sendo portanto que a condição de um indivíduo era determinada pelo nascimento, ou seja, quem nasce servo será sempre servo. Utilizando os conceitos predominantes hoje, podemos dizer que, o trabalho, o esforço, a competência e etc, eram características que não podiam alterar a condição social de um homem
O Poder
* No mundo feudal não existiu
uma estrutura de poder centralizada. Não existe a noção de Estado ou mesmo de nação. Portanto consideramos o poder como localizado, ou seja, existente em cada feudo.
O primeiro é a própria ordem vassálica, onde o vassalo