Histoplasma capsulatum
Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias
Microbiologia
Histoplasma Capsulatum
André Teles
Bruno Matias
Maria João Alves
Rui Ferreira
Samuel Mateus
12º Curso de Licenciatura em Enfermagem
2010/2011
Microbiologia
Professor Francisco Rodrigues
Castelo Branco
22 de Novembro de 2010
24 de Novembro de 2010
Micologia
Histoplasma Capsulatum
Professor Francisco Rodrigues
Castelo Branco
Novembro de 2010
Índice Índice 3 Introdução 4 Material / Métodos 5 Objectivos 6 Resultados 7 Discussão/ conclusão 8 Caracterização do Histoplasma Capsulatum 10 Patologias 12 Prevalência /Incidência 13 Tratamento 14 Bibliografia 15
Introdução
A histoplamose é uma micose sistémica bastante comum nos humanos e causada por um fungo com distribuição a nível mundial, sendo esta mais acentuada em zonas como a América, África e Ásia.
Foi descrita por Samuel Darling, pela primeira vez, em 1906, num paciente adulto que morreu de tuberculose.
A infecção inicial está normalmente associada ao trato respiratório e depois entra no reticuloendotelial e passa a residir em macrófagos. A maioria dos indivíduos com imunidade celular intacta são assintomáticos ou apresentam sintomas pulmonares leves. Normalmente a histoplasmose desenvolve-se em pessoas com deficiência na imunidade celular, como é o caso de doentes imunodeprimidos que possuam infecções como SIDA ou drogas.
As histoplasmoses de grande disseminação surgem normalmente associadas aos seguintes sintomas: febres, mal-estar, tosse podendo esta estar relacionada com tuberculose pulmonar. No caso de se tratar de uma histoplasmose crónica de grande propagação esta pode manifestar-se através de febre, suores, perda de peso, desordem no crescimento dos órgãos, crescimento dos gânglios linfáticos entre outros.
Material / Métodos
O artigo publicado recentemente no Jornal de Medicina da autoria de vários membros do Departamento de